Menu Principal

Noel, o Poeta da Vila e do Povo.

1
"São Paulo dá café, Minas dá leite e a Vila Izabel dá Samba..."

Noel Rosa,

Foi o mais importante compositor da chamada Época de Ouro, na qual, por meio do rádio, cantores e canções se tornaram, pela primeira vez no país, fenômenos de comunicação de massa. Em sua curta vida – morreu de tuberculose antes de completar 27 anos –, o poeta da Vila compôs 227 músicas, entre elas algumas obras-primas cantadas e  regravadas por intérpretes das gerações posteriores.

Em sua homenagem foi lançado em DVD o filme “Noel Rosa, Poeta da Vila e do Povo”, uma coprodução da TV Brasil e da produtora Cinemar. O  lançamento marca também o sexto aniversário da emissora pública, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O documentário surgiu de uma série de reportagens, em cinco episódios, que foi ao ar na TV Brasil em 2010, homenageando o centenário de Noel Rosa. O roteiro e a direção foram do jornalista Dácio Malta, que na ocasião estava escrevendo um espetáculo sobre o centenário do compositor.

Martinho da Vila é o narrador do documentário. Ligado desde o início de sua carreira à escola de samba Vila Izabel e ao bairro imortalizado por Noel Rosa, no mesmo ano em que o documentário foi produzido, Martinho gravou um álbum - O Poeta da Cidade - em homenagem ao centenário de Noel.

O filme está dividido em cinco blocos, com 26 minutos de duração cada: São eles O Nascimento do Poeta, O Carnaval e o Humor, As Paixões e as Musas, A Polêmica e os Intérpretes e A Morte e o Legado. Em cada um, as músicas de Noel aparecem  interpretadas tanto por cantores da época do compositor, como Aracy de Almeida, Marília Batista, Almirante, Silvio Caldas e o próprio Bando dos Tangarás – do qual fez parte o poeta da Vila – como por nomes da MPB atual, entre eles Mariana Baltar, Mart`nália, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho e Zé Renato.

*****
Noel, 1910-1937

1 Comentário:

Com certeza deve ser um filme muito interessante e não é à toa que Noel Rosa é considerado o mais importante compositor da chamada Época de Ouro. Existem hoje muitas composições psicografadas de autoria de Noel Rosa.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar