Menu Principal

Em 2014: novo Ano, nova Meta

2
Em todo o País, 6,6 mil profissionais estão atuando pelo Programa Mais Médicos, A  a meta é chegar a 13 mil, em março de 2014.

O objetivo é oferecer tratamento digno e respeitoso para toda a população e, sobretudo, para quem mais precisa.

*****

O Programa Mais Médicos já levou 6.658 médicos para milhares de municípios de todo o País. Esses profissionais estão garantindo o atendimento a cerca de 23 milhões de pessoas.

Os médicos participantes estão trabalhando na atenção básica de 2.177 municípios brasileiros e em 28 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Dentre as cidades atendidas, 69% (1.222) apresentam mais de 20% da população em situação de pobreza extrema e concentram quase metade dos profissionais do programa (2.916).

Para que a meta seja cumprida, três desafios deverão ser atingidos: o primeiro é garantir o atendimento nos municípios das áreas mais empobrecidas, das áreas mais distantes do País - como o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Ribeira, além do Semiárido nordestino.

A novidade em 2014, será a definição das cidades que podem receber escolas de medicina, para que o programa, além de levar médicos onde não há esses profissionais, dê a oportunidade para o jovem brasileiro dessas regiões, possam realizar o sonho de fazer um curso de medicina, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Além dos municípios com população em extrema pobreza, também foram contemplados com profissionais do programa 25 capitais (861 médicos), 363 regiões metropolitanas (1.292 médicos) e 92 municípios com mais 80 mil habitantes e menor renda per capita do País (809 médicos). Outros 124 profissionais estão trabalhando em 28 distritos indígenas e 656 em localidades que não se enquadram nos perfis anteriores.

Os profissionais do Mais Médicos estão presentes em todas as unidades federadas brasileiras. O estado que conta com o maior número de médicos do programa é a Bahia, que recebeu 787 profissionais. Em segundo lugar, vem o estado de São Paulo, que conta com 588 médicos, seguido pelo Ceará, com 572, e pelo Maranhão, com 445.

2 comentários:

Belíssima e grande iniciativa, e que esta oportunidade não pare de crescer para que as pessoas mais carentes tenham direito a assistência médica e ao estudo tambem.

Esses números são ótimos e promissores. Dilma ganhou dos "ricos e cultos". rsrs
Estive meio desaparecida porque tive uma infecção que me nocauteou. Até ficar ao computador me exauria, mas já tô boa e na ativa.
beijos

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar