Menu Principal

Obra reúne 170 mil palavras da língua portuguesa usadas na Idade Média

3
Botafogo, Rio de Janeiro
O Vocabulário do Português Medieval.

A Fundação Casa de Rui Barbosa lançou ontem (10/10), um vocabulário listando palavras da língua portuguesa usadas na Idade Média e as relacionando com suas correspondentes atuais. O Vocabulário do Português Medieval demorou 35 anos para ser preparado e publicado. 

A  obra conta com 170 mil verbetes utilizados em Portugal e na região espanhola da Galícia, entre os séculos 13 e 15.

*****

O trabalho começou em 1979, com o lexicógrafo Antônio Geraldo da Cunha, do Setor de Filologia da Casa de Rui Barbosa, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, que segundo ele, "arrebanhou uma quantidade de manuscritos de uma língua falada entre a Galícia e Portugal". Com esse repertório, é possível retratar o processo de consolidação da língua portuguesa", segundo à diretoria do Centro de Pesquisas da Fundação.

Entre o latim romano e o português, a língua portuguesa atravessou uma grande história. E é um dos momentos dessa história desconhecida que está retratado no vocabulário.

Além do desafio de recolher os vocábulos em documentos antigos - trabalho que levou alguns anos, os pesquisadores tiveram dificuldade para levá-lo ao público. 

A primeira tentativa foi em 1984, quando os pesquisadores, tentando conseguir patrocínio, publicaram um fascículo-amostra. Sem sucesso, houve uma adaptação da obra, publicada, em partes, entre 1986 e 1994.

Em 1999, todo acervo de pesquisa foi digitalizado, o que possibilitou a publicação do material no ano seguinte, como um CD-ROM. Uma atualização, ainda em CD-ROM, foi publicada em 2007, em dois volumes e mil exemplares.

O material será distribuído a bibliotecas e universidades do Brasil, Portugal, Espanha, França, Alemanha e Estados Unidos. 

"Até hoje, não tínhamos nada publicado com essa densidade, ressaltou a ministra da Cultura Marta Suplicy (PT), durante a apresentação da obra. Espero que a nossa língua sirva de inspiração para outros países se debruçarem sobre suas próprias, afirmou".

3 comentários:

Onde posso encontrar estas 170 mil palavras? Tenho curiosidade em saber quais são :D

Oi Natanael,
Bem se vê que você não leu o texto...rsrs
Lá tem um link que remete à página da Fundação Rui Barbosa.
Passe lá...
E volte aqui. rsrs
Bom final de semana.
Um abraço.

Muito legal este trabalho de listar palavras do português medieval, até porque deveria ser outra língua.

Abraços.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar