A Mãe Terra.
Ema Goldman
(1869 - 1940)
*****
“Quando, no curso do desenvolvimento humano, as instituições existentes se mostram inadequadas às necessidades do homem, quando servem apenas para escravizar, roubar e oprimir a humanidade, o povo tem o direito eterno de se rebelar e derrubar essas instituições”.
Nascida em 27 de junho de 1869, em Kaunas - hoje Lituânia, na época, parte do Império Russo, Emma Goldman fugiu de casa e emigrou para os Estados Unidos aos 16 anos, para escapar do puritanismo opressivo e à indiferença de seus pais, que consideravam uma filha um fardo financeiro.
Operária têxtil, logo começou a participar das mobilizações e greves dos trabalhadores no EUA, tornando-se liderança da corrente anarquista do movimento, à época, a mais importante do movimento operário mundial.
Emma publicou inúmeros artigos.
A sua mais importante publicação foi a revista Mother Earth, até hoje uma referência para vários movimentos de trabalhadores no mundo.
A Mother Earth foi uma revista inicialmente publicada em março de 1906, nos Estados Unidos, com uma tiragem de três mil cópias. Seu conteúdo discutia acontecimentos recentes e continuou a ser publicada mensalmente até agosto de 1917.
Em 1918 o governo federal apoderou-se de listas de nomes dos assinantes da revista, contando com mais de oito mil, a fim de interrogá-los.
*****