Menu Principal

Censura em Cena: Quarto de Empregada

0
Projeto faz leitura e analisa peças proibidas pela censura.

Quarto de Empregada, escrita em 1958 pelo jornalista e psiquiatra Roberto Freire (sem qualquer relação com o político homônimo), é a peça que será lida e discutida na próximo sábado (21), como parte do projeto Censura em Cena, coordenado pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura, da Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

No total, 12 peças proibidas fazem parte da iniciativa.


Segundo os coordenadores do projeto, os textos integram o arquivo Miroel Silveira, mantido pela ECA. São 6.137 processos relativos à censura abertos de 1930 e 1970 pelo Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo. Esse acervo vem sendo estudado por um grupo de pesquisa do Observatório desde 2002, sob coordenação da professora Maria Cristina Castilho Costa.

A peça de Roberto Freire é a quinta a ser apresentada. Já foram feitos estudos e leituras dramáticas de A Semente (1961), de Gianfrancesco Guarnieri; Sortilégio (1951), de Abdias do Nascimento; Fundo do Poço (1950), de Helena Silveira; e Perdoa-me por me Traíres (1957), de Nelson Rodrigues. Outras sete, de autores como Plínio Marcos, Augusto Boal, Cassandra Rios e Dias Gomes, serão incluídas na programação até maio do ano que vem.

"Na análise do processo de censura, procura-se entender com profundidade as razões das interdições e a repercussão que tiveram na sociedade quando foram liberadas e estrearam", afirmam os organizadores do projeto. A leitura e do próximo sábado será realizada no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, que faz parceria com o Observatório, na Rua Doutor Plínio Barreto, 285, 4º andar, na Bela Vista, região central de São Paulo. A inscrição, gratuita, deve ser feita até sexta-feira (20) pelo site.

*****
Do RBA)))

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar