Menu Principal

Cantando Histórias: Ivan Lins

1
"Abre Alas pra minha Folia..."

Canção composta por Ivan Lins e Vitor Martins em 1974, que até hoje embala as mentes e os corações dos apreciadores da boa música, em todo o mundo.

Se voltarmos no tempo descobriremos a mensagem que os autores quiseram passar através da letra e da melodia. Muito mais que uma canção de amor, é um hino à necessidade de resistência e sobrevivência física-política-ideológica.



Abram Alas para o ano de 1974.

- Em 1974 assume a presidência o general Ernesto Geisel que começa um lento processo de transição rumo à democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas taxas. A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.

- Geisel anuncia a abertura política lenta, gradual e segura. A oposição política começa a ganhar espaço. Nas eleições de 1974, o MDB conquista 59% dos votos para o Senado, 48% da Câmara dos Deputados e ganha a prefeitura da maioria das grandes cidades.

- Os militares de linha dura, não contentes com os caminhos do governo Geisel, começam a promover ataques clandestinos aos membros da esquerda. Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog á assassinado nas dependências do DOI-Codi em São Paulo. Em janeiro de 1976, o operário Manuel Fiel Filho aparece morto em situação semelhante.

Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.

Democracia que hoje nos garante a liberdade de expressão, que infelizmente, muitos ainda não aprenderam a exercitar, principalmente nas redes sociais.


Qualquer semelhança com os dias atuais não é mera coincidência

1 Comentário:

Democracia que hoje nos garante a liberdade de expressão, que infelizmente, muitos ainda não aprenderam a exercitar, principalmente nas redes sociais.

Uma triste realidade. Usam as redes sociais para vomitar o ódio que está nos seus corações.

***

Obrigada Beth! Quando sabemos usar as redes sociais tambem são um veiculo de solidariedade
Obrigada

Grande abraço!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar