Menu Principal

Um pequeno grande romance.

2
Fim de Caso, de Graham Greene.

Fim de Caso, do inglês Graham Greene (1904-1991), é um romance sublime. É um daqueles casos raros de livro em que você faz descobertas novas a cada leitura. 

Lançado em 1951, e há alguns anos transformado em filme, Fim de Caso tem lugar de gala na lista dos melhores romances do século XX.

A essência de Greene está, toda ela, neste livro: o lirismo cético e melancólico, a fé ao mesmo tempo intensa e questionada em Deus, o humor doce e amargo. Maurice, o personagem central, é um escritor. Ele se apaixona por uma mulher casada, Sarah, e é correspondido. O detalhe é que Maurice era amigo do marido.

Como o título sugere, o livro trata do epílogo do romance. Sarah abandona Maurice e ele, atormentado de ciúme, desconfia que ela tenha optado por um novo amante. O que ele vai perceber só no fim é que esse novo amante chama-se Deus.

Greene foi comunista (sem convicção) na juventude. Adulto, converteu-se ao Catolicismo. Mas seu Catolicismo nada tinha de convencional. Numa de suas autobiografias, ele conta uma passagem que mostra sua personalidade incomum: num período de tédio, ainda moço, Greene fez roleta russa.

Uma bala num tambor que comporta seis, a sorte lançada. Nada aconteceu. Fez outras quatro vezes, ao correr dos dias. Nada. Mas decidiu dar uma última oportunidade à bala, para que ficasse empatado o jogo: seis a seis. Nada. 

E então ele tocou a vida. E construiu uma pirâmide literária.

*****
Sobre o Autor
Fabio Hernandez é cubano e em sua autodefinição afirma: sou um "escritor barato".
Publicado originalmente no DCM.

2 comentários:

Oii, Valeu pela sinopse do livro, mas sinceramente é um que não vou ler..
Acho horrível a contaminação com a traição de Sarah. Se era casada não devia ficar olhando para outro e se ele Maurice sabia que a Sarah era casada, deveria ter vergonha e não buscar relacionamento com ela. Não gosto desse tipo de livro e não vou lê-lo por mais que seja dito como um dos melhores livros do século XX. bjos Va.
http://justva.blogspot.com.br/

Oi Va,
Bom dia!
Se na vida podermos fazer sempre, o que gostamos, realmente será bem melhor.
E a escolha pertence a cada um. As conseqüências também. Rsrs
Agradeço a sua visita e os comentários.
Volte.
Um abraço.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar