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Tempo de felicidade

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Entidades da sociedade civil internacionais e brasileira estão se mobilizando para inserir o tema felicidade na agenda de debates da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em junho próximo.

Essa inserção, entretanto, tem um propósito específico, segundo afirmou à Agência Brasil o criador do movimento não governamental Mais Feliz, Mauro Motoryn. “Mais do que a medição de um índice [queremos] é o estabelecimento de políticas públicas baseadas na felicidade do cidadão”, declarou.

O tema será abordado pelo Senado, amanhã, 26/04, em audiência pública a ser realizada pela Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas, que integra a Comissão de Relações Exteriores. Participarão do evento o Movimento Mais Feliz, a Fundação Getulio Vargas e representantes de entidades da sociedade civil envolvidas com a Rio+20.

A proposta de transformação da felicidade em política pública está tramitando no Congresso Nacional por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 19/2010, cujo relator é o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Mauro Motoryn acredita que a  PEC irá a plenário até o início de junho.

Pausa, com sugestão

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Olá amigos (as),

Por motivo estritamente pessoal, faremos uma pausa até o dia 24/04.
Como sugestão de leitura deixo os textos abaixo. Espero que apreciem.
Bom feriado. Tudo de bom!
Até lá!
Grande abraço.

--Expansão de Consciência - Obesidade mental
http://expandiraconsciencia.blogspot.com.br/2012/04/obesidade-mental.html
--Gênesis e Outras Lendas Avulso - Os banidos da Bíblia
http://genesiselendas.wordpress.com/2012/04/16/banidos-da-biblia/
--Sobre tudo um pouco - Ser mulher
http://www.dihitt.com.br/barra/ser-mulher-15
--Amores no Velho Chico - Por quem chora, Saudade?
http://www.amoresnovelhochico.com.br/2012/03/28/por-quem-chora-saudade/
--Fenix - Coisas pequenas não me importam
http://www.dihitt.com.br/barra/coisas-pequenas-nao-me-importam



Nada melhor que uma boa sugestão!

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Escolas matam a criatividade?

Apresento aos amigos(as) a sugestão de um querido leitor-seguidor do Travessia, Edson Palma,  proprietário do maravilhoso blog Realizando Seus Desenhos (RSD).

A sugestão do Edson veio a pós ter lido e comentado o post, “Eis a origem de tudo: Optatórias, Obrigativas e Alienantes”, publicado ontem no Travessia.

Em seu comentário, o Edson faz duas sugestões: uma de leitura e a outra o vídeo que compartilho agora com todos.

Para ler o texto, basta atravessar até este endereço.
Espero que gostem.

Querido Edson, obrigada pelo apoio e carinho de sempre.
Grande beijo.


Eis a origem de tudo: Optatórias, Obrigativas e Alienantes

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Violência repressiva, privatização e a reforma universitária que fez uma educação voltada à fabricação de mão-de-obra, são, na opinião da filósofa Marilena Chauí, professora aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, as cicatrizes da ditadura no ensino universitário do país.

Em conversa com a Rede Brasil Atual, Chauí relembrou as duras passagens do período e afirma não mais acreditar na escola como espaço de  formação de pensamento crítico dos cidadãos, mas sim em outras formas de agrupamento, como nos movimentos sociais, movimentos populares, ONGs e em grupos que se formam com a rede de internet e nos partidos políticos. 

-Quais foram os efeitos do regime autoritário e seus interesses ideológicos e econômicos sobre o processo educacional do Brasil?

Vou dividir minha resposta sobre o peso da ditadura na educação em três aspectos. Primeiro: a violência repressiva que se abateu sobre os educadores nos três níveis, fundamental, médio e superior. As perseguições, cassações, as expulsões, as prisões, as torturas, mortes, desaparecimentos e exílios. Enfim, a devastação feita no campo dos educadores. Todos os que tinham ideias de esquerda ou progressistas foram sacrificados de uma maneira extremamente violenta.

Os números da evolução: mais de 46 mil instituições confirmaram participação

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No total serão
-46.724 escolas
-19,1% milhões de alunos
-99,42% dos municípios
-4,5 mil medalhas distribuídas

Estes são os números da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012), que registrou recorde de instituições de ensino inscritas em relação às edições anteriores. 

No total, 46.724 escolas confirmaram a participação de seus alunos na competição deste ano, com a adesão de duas mil novas escolas. Em 2011, participaram 44,6 mil instituições.O percentual de cidades mobilizadas também cresceu, passando de 93,5% para 99,42%.

O número de estudantes inscritos superou a marca alcançada no ano passado, que foi de 18,7 milhões de alunos. Nesta edição, 19,1 milhões de inscrições foram efetuadas pela internet.

O balanço foi divulgado no dia último dia 11, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), responsável pela realização da olimpíada. 

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