Menu Principal

Uma semana no Museu

3
Conhecendo Museus

Foi lançado na terça-feira (8 de maio), a série Conhecendo Museus, que está sendo exibida na TV Brasil às terças-feiras, às 17h30, com reprises aos sábados, às 15h30.
São 52 programas, de 26 minutos cada, que apresentam os museus brasileiros de forma divertida, a partir do convite de uma câmera de TV para um passeio pela memória nacional.

Produzida a partir da parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a TV Escola (MEC) e a Fundação José de Paiva Netto (FJPN), a série foi lançada na quinta-feira (3), em cerimônia realizada no ParlaMundi, em Brasília (Asa Sul).

Na ocasião do lançamento, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, destacou que os museus são fundamentais para que os brasileiros conheçam sua história e cultura, e que a preocupação de se passar uma imagem leve e divertida dos museus pode incentivar o público jovem a conhecê-los.

“Quando a gente pensa em Cultura, pensa em formação de público. Quando o interesse para a arte e a cultura é despertado na infância e adolescência, ele permanece com a pessoa”, disse Ana. 

O primeiro episódio exibido, no dia 8 de maio, foi sobre o Museu do Futebol. Neste dia também foi lançado o site oficial da série, com a programação, novidades e curiosidades sobre os museus e as gravações feitas.

Além da exibição na TV Brasil, a série também será transmitida pela Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), Boa Vontade TV e Rede Educação e Futuro de Televisão. A partir do segundo semestre de 2012, os documentários serão usados como material de apoio didático pela TV Escola/MEC.

Confira os horários dos primeiros quatro episódios da série Conhecendo Museus:

Qual a diferença entre uma página e um pé, de página

1
A evolução dos escândalos

Entre a manchete e a nota curta, o noticiário sobre o envolvimento de políticos com o crime organizado que tem no comando “empresários” dos jogos de azar leva o leitor atento a se perguntar como certos personagens do rodapé do noticiário policial acabam no alto das páginas dos jornais.

Por tudo que tem sido noticiado sobre o modus operandi do bicheiro conhecido carinhosamente entre seus parceiros de crime como “Carlinhos Cachoeira”, admira o fato de haver se estabelecido e prosperado tão rapidamente, alcançando tantas supostas cabeças coroadas da República, sem que a chamada grande imprensa se desse conta de sua existência.

Há um aspecto claramente rudimentar em tudo isso: o esquema é tão primário e deixa tantas pistas, que admira não ter sido descoberto pela própria imprensa antes dos vazamentos de gravações feitas pela Polícia Federal.

Uma exceção: o jornal O Popular, das Organizações Jaime Câmara, de Goiânia, vem acompanhando a crescente influência de Carlos Cachoeira na política regional desde 2005, e documentou a extensão de suas atividades até o Distrito Federal. Além disso, suas reportagens sobre corrupção e violência policial no estado de Goiás apresentaram muitos indícios de contaminação da política pela mistura entre criminosos e autoridades, a partir da revelação das atividades de um “esquadrão da morte” formado por policiais militares, com óbvio suporte de políticos e representantes da Justiça.

Sem segredo

Então, o problema da miopia estaria localizado principalmente naqueles veículos de circulação nacional, que só enxergam os problemas regionais quando eles passam a afetar o campo central da República.

Siga Bem, Mulher...

0
Caravana Siga Bem percorre, neste mês, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Durante o circuito, caminhoneiras e caminhoneiros desenvolvem a ação Siga Bem Mulher. Resultada da parceria da SPM com a Petrobras, iniciativa informa e mobiliza a população sobre a Lei Maria da Penha e divulga a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180

Depois de percorrer os estados do Sul e parte do Sudeste, a 6ª Caravana Siga Bem percorre, em maio, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Pará. Ao longo do circuito, caminhoneiras e caminhoneiros promovem ações de cidadania nas comunidades por onde passam, prestando orientação sobre direitos, cultura e entretenimento. A primeira parada da Caravana Siga Bem aconteceu em Itajaí, Santa Catarina, no mês de abril. Ao todo, serão 17 paradas.

As ações sociais desenvolvidas, ao longo de todo trajeto da Caravana, mobilizam as comunidades estradeiras para a proteção da criança, adolescente e o combate à violência contra as mulheres. São trabalhadas as ações Siga Bem Criança, de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes com a divulgação do disque 100 para denúncias, e Siga Bem Mulher, cuja ações de conscientização abordam a prevenção e a eliminação da violência doméstica e familiar contra as mulheres. 

O Siga Bem Mulher é uma ação da Petrobras, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) para informar e mobilizar a população sobre a Lei Maria da Penha e divulgar a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. O Siga Bem Mulher também faz esclarecimentos de como fazer uso dos serviços públicos especializados de atendimento às mulheres em situação de violência.

A Caravana Siga Bem, que se iniciou em abril vai percorrer, em seis meses, 17 mil quilômetros e passará por 18 Estados brasileiros. Desde que foi lançada em 2004, a Caravana Siga Bem já percorreu mais de 137 mil quilômetros, visitou 234 municípios brasileiros e contou com a participação efetiva de cerca de 1,3 milhão de motoristas profissionais.

Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

A hora é agora!

6
Nada a temer, nada a esconder.
Salve-se quem puder e merecer.
Ter uma blog que fale sobre política não é tarefa das mais fácies. Sobretudo quando a maioria dos blogs está voltada para assuntos mais suaves. Não que a política deva ser uma coisa pesada. O que torna a política pesada é a prática de determinados políticos, empresários e lobistas de plantão.

Ter um blog que fale sobre política, sem investimento financeiro, fontes de informação, patrocínio e equipe full time, é não cultivar a ilusão de que o blog será popular e arrebentará a boca do balão!

Não obstante, ter um blog que fale sobre política é gratificante, especialmente se o falante é do gênero feminino, em um universo tão dominado pelo masculino.

Austeridade não é fatalidade

0
Vive la France! Vive le peuple français!

No momento em que discursava, na cidade de Tulle, em Corrêze, onde já foi prefeito, o presidente eleito da França, François Hollande, enviou uma mensagem poderosa a seus compatriotas, mas também a todos os europeus e – em especial – à chanceler alemã Angela Merkel. “Austeridade não pode ser uma fatalidade”, disse ele, diante da catedral de Notre-Dame, de sua cidade. Hollande sabia que falava não apenas para os franceses. “Neste momento, em vários países europeus, muitos estão observando nossa vitória com um olhar de esperança”.

Hollande acreditou sua vitória ao desejo de mudança dos franceses. Aos que não votaram pela esquerda, prometeu reunir a todos para tirar o país da crise. "Nenhum filho da República será deixado de lado ou discriminado”, disse. Reconheceu que os desafios serão grandes, mas que lutará pela a preservação do modelo social, pela reorientação da Europa para o emprego, para o crescimento e pela transição ecológica.

Ao finalizar, Hollande valorizou o significado histórico de sua vitória – a primeira do Partido Socialista em 24 anos – enfatizando a beleza da política. “Eu sou um socialista”, disse Hollande, a plenos pulmões, diante da multidão. Ao fazê-lo, Hollande prestou uma homenagem a todos os humanistas que ajudaram a escrever a história do Partido Socialista.

Na França, a bandeira simboliza os valores da República. O azul da liberdade, o branco da igualdade e o vermelho da fraternidade. 
Neste domingo, 6 de maio, os franceses votaram por um país mais fraterno.

Fonte: Roberta Namour, correspondente do 247 em Paris.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar